terça-feira, 15 de maio de 2012

Projeto de Integração de Aprendizagem

                                                                                                                                                    
                                                  Projeto de Integração de Aprendizado          
                     Plano de Realização
                         Atividade Coletiva
 
 

Como fazer a atividade
O objetivo desta atividade é a elaboração de um plano de projeto de integração de aprendizagem utilizando as tecnologias existentes na escola e sua implementação.
Busque clareza na descrição de cada parte a fim de que o projeto esteja contextualizado e em consonância com os interesses do grupo.

1. Definição e caracterização do problema (teórico e/ou prático)
Qual é a importância de se trabalhar bons hábitos de higiene e alimentação na escola?
Como a escola pode contribuir para a formação de hábitos saudáveis a partir da alimentação oferecida por ela?
Como orientar as crianças sobre as influências que a mídia exerce na formação de  hábitos alimentares?
Comer muito é alimentar bem?
2. Objetivo principal
Promover o consumo de alimentos saudáveis;
Manter hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente,lúdica e educativa.

3. Objetivos específicos
·         Identificar e investigar o valor nutritivo das frutas, legumes,verduras,carnes,cereais,leite e seus derivados
·         Identificar os cuidados com a higiene pessoal e dos objetos na preparação dos alimentos e ao sentar à mesa as refeições;
·         Identificar a necessidade de contribuir para manter seu ambiente familiar e escolar organizado e limpo para que todos tenham saúde,valorizando as atitudes relacionadas à  saúde e ao bem estar individual e coletivo;
·         Conhecer e identificar os perigos por trás das propagandas e dos programas de televisão que influenciam na formação dos hábitos e comportamento das crianças;
·         Estimular o desenvolvimento da linguagem oral;
·         Estimular o gosto e hábito pela leitura e escrita;
·         Identificar a moeda brasileira,conhecendo o sistema monetário;
·         Identificar cores;
·         Desenvolver o raciocínio lógico e conhecimento matemático, aliando-o a sua vida diária;
·         Memorizar e aprender através do lúdico;
·         Desenvolver a expressão artística;
·         Promover palestra educativa sobre nutrição e desnutrição e hábito de saúde;
·         Fazer visita  a cantina da escola;
·         Promover passeio a feira livre;
4. Conteúdos curriculares e disciplinas envolvidas

Português:
·         Linguagem oral
·         Atividade de rodinha
·         Atividades com alfabeto envolvendo nomes de frutas
·         Escrita de textos pelo professor,produção de texto coletiva
·         Contação de história com livros literários e fantoches
·         Apreciação da leitura
·         Atividades de escrita,letra inicial,final,quantas letras,sílabas(consciência fonológica)
Matemática:
·         Jogo da memória das frutas
·         Sistema monetário
·         Jogo de degustação
·         Bingo das frutas
·         Sequência numérica e de quantidade
Ciências:
·         Alimentação e saúde;
·         Corpo e higiene
·         Vegetais
·         Hábitos e higiene durante a história;
·         Nutrição e desnutrição
Artes:
·         Música
·         Pintura
·         Contos de histórias
·         Brincadeiras faladas e de movimento no pátio
·         Desenho livre e dirigido

5. Plano de ações (definição das ações necessárias e da ordem de exceção das ações, tempo dedicado a cada ação, atores envolvidos
 e subprodutos esperados):

Ação 1
Descrição:Aula expositiva dialogada,texto informativa e atividade para colorir,cruzadinha e caça palavras
Tempo previsto: 01 semana
Atores envolvidos: Alunos, professores.

Subproduto
·         Desenvolver a expressão artística;
·         Estimular o gosto e hábito pela leitura e escrita;

Ação 2
Descrição: música,produção de texto,colagem,atividades de ciências
 Tempo previsto: 01 semana

Atores envolvidos: Alunos, professores.
Subproduto
·         Memorizar e aprender através do lúdico;
·         Desenvolver a expressão artística;
·         Estimular o gosto e hábito pela leitura e escrita;
Ação 3
·         Descrição: Palestra com nutricionista
·         Visita a cantina
·         Passeio a feira livre
Tempo previsto: 01 semana

Atores envolvidos: Alunos, professores  e nutricionista
Subproduto:
·         Promover palestra educativa sobre nutrição e desnutrição e hábito de saúde;
·         Fazer visita  a cantina da escola;

Nenhum comentário:

Postar um comentário